História de vida da Adélia Armando Fabião

Adélia Armando Fabião, 37 anos, cursante de corte costura, natural de Inhambane.  Vive no bairro de Xipamanine a mais de 15 anos, estudou ate a 5ᵃ classe e não teve oportunidade de continuar como os estudos por vários motivos.

Tem quatro filhos e é casada, Antes de ingressar ao curso, fazia negócio de venda de frutas, pão e carvão para o seu sustento e a família.

Soube da existência da oportunidade de formação na Asscodecha através do seu marido, que a incentivou para que pudesse se deslocar para a inscrição ao curso. Assim sendo, participou em todo o processo de selecção. Foi seleccionada para o curso de corte costura e fez o curso com toda a auto estima, motivação e determinação durante 4 meses. Teve um bom aproveitamento em termos de artigos que eram produzidos durante a formação (blusas, saias, vestidos, camisas, avental, entre outros).

Na sua óptica, não se sente arrependida porque tem vontade de querer aprender mais e expandir os seus serviços para desenvolver uma actividade geradora de renda, na qual o objectivo principal é a melhorar a vida da sua família.

Com tudo, segundo a nossa beneficiaria muita coisa mudou na sua vida porque o curso veio a lhe dar uma visão empreendedora. Ela pretende fazer desta actividade um emprego pessoal que lhe traga benefícios e reconhecimento nesta área.

Na sua visão futuralista existe um sonho dentro dela por realizar transformando a actual casa numa boutique de moda, pois pretende prestar serviços a comunidade de Chamanculo, acrescentado, referência na área de corte e moda aplicando e profissionalizando-se nesta área.

Ao seu ver, incentiva a organização Asscodecha a continuar com este belo trabalho de ajudar as pessoas mais carenciadas e vulneráveis. Diz ainda que a metodologia usada para a selecção vem ainda a dar maior dinâmica na formação de jovens, pondo de fora a descriminação de pessoas sem nível escolar para as formações. Sente-se feliz por ter abraçado este curso e agradece pelo apoio dado pela organização. Hoje em dia, ela comparticipa nas despesas da sua casa.